A direção da Paso Al Cielo participou, na manhã desta segunda-feira, 30 de junho, da entrega oficial das obras do Memorial Municipal de Marau (RS), uma obra que representa um importante avanço para a cidade no enfrentamento da histórica escassez de espaço no cemitério municipal.
O destaque da iniciativa está na tecnologia utilizada no projeto: uma solução vertical, moderna e sustentável desenvolvida pela Paso Al Cielo, referência nacional em engenharia cemiterial.

Com quatro andares e mais de 1.200 lóculos, além de ossários e cinerários, o Memorial Marau segue os mais altos padrões técnicos e ambientais, se tornando um dos cemitérios verticais mais modernos do país. A tecnologia empregada é fruto da expertise da Paso Al Cielo, empresa que atua em todo o Brasil nos setores público, privado e religioso, oferecendo soluções inovadoras que unem eficiência, sustentabilidade e respeito à memória.
Durante a solenidade de entrega técnica, que contou com a presença da prefeita Naura Bordignon, e autoridades locais, o CEO da Paso Al Cielo, Felipe Badotti, Mestre pela International Cemetery, Cremation and Funeral Association (ICCFA), foi convidado a falar sobre a tecnologia implantada. “Quando um município como Marau se propõe a oferecer um ambiente como este às suas famílias, demonstra o cuidado e o respeito com sua população. O que vemos aqui é uma obra que segue o que há de mais moderno no Brasil e no mundo em termos de infraestrutura cemiterial.”

A prefeita de Marau também ressaltou a importância da solução adotada. “Temos dificuldades para licenciar novas áreas e enfrentamos escassez de espaço na cidade. Essa tecnologia veio ao encontro das nossas necessidades. Inspirado no modelo do Cemitério Vera Cruz, de Passo Fundo, o Memorial Marau representa uma solução eficiente, moderna e ambientalmente correta.”
A estrutura vertical não apenas soluciona a limitação física do cemitério tradicional como também valoriza o espaço urbano e oferece um ambiente digno e acolhedor para homenagens e despedidas. Desde a entrega do primeiro pavimento, em dezembro de 2024, o local já passou a receber sepultamentos e despertou o interesse de gestores públicos de outros estados e municípios, que têm visitado a cidade para conhecer o projeto de perto.

Além dos lóculos, o Memorial oferece espaços para aquisição com direito de uso, como colunas com cinco lóculos, lóculos unitários, ossuários e cinerários. Todo o projeto foi concebido com foco em sustentabilidade, com sistemas de ventilação, drenagem e aproveitamento de espaço, seguindo as exigências legais e ambientais para este tipo de estrutura.
Com mais essa entrega, a Paso Al Cielo reforça seu papel como referência em soluções cemiteriais no Brasil, levando tecnologia de ponta a cidades comprometidas com a dignidade, o meio ambiente e o futuro.